Rússia comemora 71º aniversário de vitória sobre Alemanha nazista com desfile

Mais de 10 mil militares marcham pela Praça Vermelha, em Moscou, no tradicional Desfile da Vitória sobre a Alemanha nazista, que se celebra nesta segunda-feira (9) na Rússia.

Pela primeira vez nesta festa, que lembra os 26 milhões de soviéticos mortos no conflito, participam militares das forças aeroespaciais russas, da Guarda Nacional e um esquadrão feminino de cadetes.

Nesta celebração do 71º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista desfilam mais d

uneetitled
Bandeiras nazistas capturadas pelo Exército Vermelho

e 200 veículos blindados e sistemas de armamento, além de helicópteros e dos aviões que fazem a parada aérea sobre os céus da capital russa.

O presidente russo, Vladimir Putin, presente na praça, fez um paralelo entre a luta contra os nazistas e o novo desafio para o mundo que é o terrorismo internacional.

“Neste momento, a civilização enfrenta uma nova ameaça. Por isso, estamos dispostos a construir um novo bloco de segurança internacional para derrotar o terrorismo”, disse.

O chefe de Estado russo afirmou ainda que a comemoração se transformou no símbolo da unidade entre a Rússia e o seu povo. “A nossa força e a nossa dignidade residem nesta unidade: na lealdade à pátria”, concluiu.

A parada militar começou com um minuto de silêncio em memória dos mortos na Segunda Guerra mundial.

Saiba mais

Cinco filmes sobre a vitória da União Soviética contra o Nazismo

Diversos são os filmes que tentam retratar o que foi a Segunda Guerra Mundial, no entanto, a grande indústria cinematográfica dificilmente mostra o ponto de vista da União Soviética, a potência responsável pela queda do Nazismo na época.

O Prosa Poesia & Arte selecionou cinco filmes que mostram a história da guerra na URSS ou pela perspectiva soviética.

Baixar-Livro-Vida-e-Destino-Vassili-Grossman-em-PDF-ePub-e-Mobi-368x574VIDA E DESTINO – Vassili Grossman

“Uma das grandes obras-primas do século XX.” — Times Literary Supplement

“Vassili Grossman é o Tolstói da URSS.” — Martin Amis

Vida e destino é um épico moderno e uma análise profunda das forças que mergulharam o mundo na Segunda Guerra Mundial. Vassili Grossman, que esteve no campo de batalha e acompanhou os soldados russos em Stalingrado, compôs uma obra com a dimensão de Tolstói e de Dostoiévski, tocando, ao mesmo tempo, num dos momentos cruciais do século XX.

Este é um dos poucos romances que parecem abarcar toda a vida. Os campos de prisioneiros militares e os campos de concentração; os altos-comandos, com Hitler de um lado e Stálin de outro; a disputa insensata dos soldados por uma única casa na cidade em ruínas; e os dramas familiares dos que ficam para trás e enfrentam o terror político e a incerteza. Não existe um romance sobre a Segunda Guerra com a mesma força dramática, com o mesmo impacto.

Finalizado em 1960, e a seguir confiscado pela KGB, o livro permaneceu inédito até a metade dos anos 1980. Uma vez redescoberto, foi alçado a um dos romances mais importantes do século XX. A edição da Alfaguara de Vida e destino foi traduzida do russo por Irineu Franco Perpetuo, a partir da edição mais completa do romance, publicada na Rússia em 1989.