Lula: “O único país do mundo onde eu pediria asilo é Garanhuns”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu com ironia à tese de que ele poderia sair do Brasil e pedir asilo em algum país. 

“O único país do mundo onde eu pediria asilo é Garanhuns. Quem sabe eu pegue um passaporte e fique lá em Caetés. Isso é uma bobagem”, disse Lula em entrevista, realizada em setembro deste ano para o radialista Geraldo Freire, da Rádio Jornal, de Recife. A entrevista foi publicada nesta quinta-feira no Facebook de Lula.

A “tese” de asilo é velha e foi lançada pela revista Veja em março deste ano. O semanário disse que teve acesso a informações que davam conta de “um plano secreto destinado a tirar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva do Brasil, caso sua prisão seja decretada”.

Nessa quarta-feira, 19, o colunista Merval Pereira, de O Globo, disse que Lula vem fazendo nos últimos dias “movimentos para desacreditar a Justiça brasileira claramente na tentativa de apresentar-se ao mundo como perseguido político”. “Há quem acredite, no entanto, que toda essa estratégia de vitimizá-lo pode desaguar num pedido de asilo político do ex-presidente e de sua família”, disse Merval.

Assista ao vídeo da entrevista de Lula:

https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FLula%2Fvideos%2F1108428755892790%2F&show_text=0&width=400