Frei Chico, irmão de Luiz Inácio Lula da Silva, visitou nesta quinta-feira 31 o ex-presidente na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Na saída, ele conversou com os manifestantes que mantêm ativa há 300 dias a chamada “Vigília Lula Livre”, em frente ao prédio da PF.
Bastante emocionado e sem conseguir conter as lágrimas, Frei Chico lamentou que seu outro irmão, Genival Inácio da Silva, o Vavá, tenha morrido sem poder ver Lula, seu irmão caçula. “Meu irmão não é um preso, é um sequestrado político”, afirmou.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa 300 dias de prisão nesta quinta-feira (31). Sua detenção na sede da Polícia Federal do Paraná é uma prisão política, de acordo com sua defesa e com juristas e intelectuais do mundo inteiro que se debruçaram sobre o processo que levou a sua condenação. A seletividade política com que o Lula é tratado pelo sistema de Justiça chegou ao ponto de lhe ser negado o direito de ir ao velório e enterro do irmão Genival Inácio da Silva, o Vavá.Lawfare – uso violento de instrumentos judiciais com fins políticos, sustentam os advogados. Prática usada como arma contra inimigos de guerra.
Após chorar a morte de seu irmão encarcerado em Curitiba, Lula recebeu hoje a visita de outro irmão, José Ferreira da Silva, o Frei Chico. Após o encontro, Frei Chico, ativista político que influenciou o interesse de Lula pela militância, relatou como estava o ex-presidente. “A morte do meu irmão Vavá foi muito triste. A pessoa vai ficando velha e vai acabar morrendo, mas é triste ver um parente se acabando, querendo falar com outro”, disse. Após essa fala, uma pausa. Emocionado, Frei Chico perdeu as palavras.
“É difícil falar. Ele não conseguiu. Chorando, irmão de Lula diz que ex-presidente “é um sequestrado”. Veja aqui, porque a doença não o deixava viajar. Foi triste para nós a decisão da Justiça de não deixar um preso (…) Na história o Brasil recente, ano passado, milhares de presos foram visitar seus mortos. Mas Lula é especial. É sequestrado do Poder Judiciário brasileiro, que deve estar defendendo os direitos do poder econômico deste país”, completou.
O irmão de Lula relatou que o ex-presidente está muito triste com a situação e, mesmo assim, disse que não vai desistir. Ele cobra provas de seus supostos crimes. “O crime que Lula cometeu vão ter que provar uma hora. E não tem outro jeito. Eles não têm como provar. Montaram uma história sem volta, porque não tem explicação. Destruíram uma pessoa a acusando sem provas. Existe o achismo”, disse.
Saiba mais
Para Frei Chico o golpe não foi montado somente por brasileiros
Para Frei Chico, as forças que estão nas esferas mais altas do poder hoje no Brasil representam essa elite econômica. E eles têm medo de Lula. “Lula é contra isso e eles têm medo de que Lula comece a falar. O país acabou elegendo um grupo que tem o objetivo de destruir o próprio país. Destruir tudo que foi feito de avanço social”, disse, alertando não confiar mais nesses setores do Judiciário. Para ele, a única forma de libertar Lula é por meio de manifestação popular.
E assinalou o que considera perigos das arbitrariedades para a democracia e para os cidadãos comuns. “Vavá dedicou sua vida a ajudar os outros. Chegou a ser acusado pela mídia, teve sua casa invadida, reviraram toda sua casa e não acharam nada. Ficaram tristes, foram embora. Nunca repararam esses prejuízos. Nunca tivemos pedido de desculpas. Não precisa ser do PT, qualquer cidadão está sujeito a esse tipo de humilhação. Democratas de outros partidos também podem sofrer a mesma coisa.”